O que é uma marca comercial e por que é necessária
Uma marca comercial é uma designação que permite distinguir quase com precisão entre produtos de um determinado fabricante e análogos. Por exemplo, se você vir uma marca de seleção arredondadaSobre as marcas registradas da NIKE International Ltd., você entende, sem palavras adicionais, que essa é a Nike. E o lírio de três faixas é definitivamente AdidasSobre as marcas registradas Adidas AG.
Registro de Marca: Logotipos Reconhecíveis
Uma marca registrada ajuda a destacar produtos no mercado, conectá-los a um fabricante específico, atrair a atenção dos consumidores e muito mais.
O registro de designações como marca comercial permite proteger produtos de falsificações, importar produtos falsificados e usá-los no desenvolvimento de negócios, por exemplo, ao vender franquias.
Oksana Gruzdeva, advogada do Escritório de Direito de Patentes do Gardium
Para indicar que a marca possui um detentor de direitos autorais, R ou ® é colocado ao lado delaCódigo Civil, Artigo 1 485. Marca de proteção de marca comercial. Você também pode escrever ao lado de "marca comercial" ou "marca registrada".
Registro de Marca: Designações R ou ®
O que fazer antes de registrar uma marca comercial
Observe que apenas uma marca comercial pode ser registrada .Código Civil, Artigo 1 478. Titular do direito exclusivo a uma marca comercialempresário ou pessoa jurídica. Portanto, pode valer a pena começar com a legalização dos negócios . Se estiver tudo bem, você precisará realizar um trabalho preparatório.
Decida como você deseja que sua marca seja.
Ele pode serCódigo Civil, Artigo 1 482. Tipos de Marcas Registradas verbal (apenas um nome), gráfico, volumoso (embalagem original, forma do produto), combinado (por exemplo, uma palavra e uma imagem).
Pense em todos os detalhes, pois a marca é protegida por lei no volume em que está registrada.
Se você registrar uma marca comercial gráfica e decidir mudar radicalmente seu design, a nova versão ainda não estará protegida - você precisará registrar os direitos novamente. Esta regra não se aplica a pequenas correções, como pequenas alterações na fonte e nas cores.
Anastasia Pustovit, sócio-gerente, escritório de advocacia da ANP e especialista em propriedade intelectual
Verifique a marca para plágio e conformidade com a lei
Existem várias restrições que não permitirãoCódigo Civil, Artigo 1 483. Motivos de recusa do registro estadual de uma marcaregistrar uma marca comercial. Portanto, você não pode usar:
símbolos e sinais de estado;
nomes abreviados ou completos de organizações internacionais e intergovernamentais, seus símbolos e sinais;
controle oficial, marcas de garantia ou teste, selos, prêmios e outros elementos de distinção;
nomes e imagens oficiais de objetos de patrimônio cultural especialmente valiosos;
nomes de obras famosas, nomes de pessoas específicas, pseudônimos;
símbolos e designações comuns;
elementos para a designação de mercadorias incluídas em uso geral;
características dos produtos, indicando seu tipo, qualidade, quantidade, propriedade, finalidade, valor;
informações enganosas do consumidor;
elementos contrários ao interesse público, princípios da humanidade e moralidade;
Designações semelhantes a marcas registradas de terceiros.
O último ponto levanta mais questões. De fato, para evitar erros, é necessário verificar todas as marcas registradas.
Anastasia Pustovit aconselha o uso de bases pagas do Instituto Federal da Propriedade Industrial ou outros serviços pagos que têm acesso aos dados do FIPS. O advogado Dmitry Zatsarinsky também recomenda os seguintes serviços e bases:
" Znakoved ";
" Procurar caracteres ";
Unified Estado Registro de Pessoas Jurídicas .
Compare sua marca registrada com outras para três tipos de semelhanças:
Fonético A marca registrada é semelhante a outra de ouvido, por exemplo, Dixie - Dixi - Dixy - "Dixie".
Gráfico. Uma marca comercial é semelhante a outra visualmente: em termos de impressão visual geral, tipo de fonte , caráter das letras, seu arranjo em relação um ao outro, cor ou combinação de tons.
Semântica. Uma marca registrada é semelhante a outra em significado: uma idéia (“Melodia do sono” - “Música do sono” ou “Melodia perfumada” - Melodia aromática), uma coincidência de um elemento que se enquadra no estresse lógico, o oposto dos conceitos incluídos no nome (“Minha família” - "Sua família").
Lembre-se de que os especialistas da Rospatent podem ter uma opinião diferente sobre a semelhança de sua marca registrada com as existentes. Portanto, esteja preparado para recusar e prontamente fazer alterações para obter diferenças mais visíveis.
Escolha para quais produtos e serviços a marca registrada será usada.
Uma marca comercial não pode ser registrada para todos de uma vez. Você precisa escolher uma lista de bens e serviços, mas não aleatoriamente, mas de acordo com a Classificação InternacionalClassificação Internacional de Bens e Serviços para Registro de Marcas (MKTU 11). Existem 45 classes nele, é necessário determinar adequado para seus produtos e serviços. Por exemplo, você costura roupas - escolha a 25ª classe.
Onde e como se inscrever
Para registrar uma marca comercial, é necessário entrar em contato com a Rospatent. Os documentos podem ser enviados de várias maneiras:
Em formato eletrônico, através do site do Instituto Federal da Propriedade Industrial. Dos profissionais: toda a correspondência é realizada em formato eletrônico, as taxas estaduais podem ser pagas com um desconto de 30%. Mas o aplicativo precisará ser assinado com uma assinatura qualificada eletrônica e, para trabalhar com o serviço, será necessário que um provedor de criptografia, o plug-in CryptoPro EDS Browser, um certificado pessoal e sua cadeia de certificados estejam instalados no computador.
Em formato eletrônico através dos " Serviços do Estado ". Observe que você deve estar autorizado como empresário individual ou funcionário da organização, caso contrário, a funcionalidade não estará disponível para você. As vantagens são as mesmas que ao enviar documentos por meio do FIPS, também será necessária uma assinatura eletrônica qualificada aprimorada.
Pessoalmente, no escritório da Rospatent, localizado em: Moscou, Berezhkovskaya nab., D. 30, edifício. 1. Observe que o Escritório enviará notificações de registro por cartas regulares.
Pelo correio. Envie correspondência para o endereço: Rospatent, Berezhkovskaya nab., D. 30, edifício. 1, Moscou, G-59, GSP-3, Federação Russa, 125993. Se você quiser se antecipar aos seus concorrentes, pode enviar documentos por fax para +7 (495) 531-63-18, mas os originais ainda precisarão ser enviados.
Quais documentos são necessários para registrar uma marca comercial
Ao aplicativo ( preenchimento de amostra ) para registro enviado ao Rospatent, você deve anexar:
Designação da sua marca comercial.
Descrição da designação em forma livre. O principal é considerar todas as nuances.
A lista de produtos e / ou serviços para os quais você usará a marca comercial, de acordo com a Classificação Internacional de Produtos e Serviços para o registro de marcas.
Confirmação do consentimento para o tratamento de dados pessoais.
Se for assumido que a designação será usada por várias pessoas, a carta da marca coletiva deve ser anexada ao pedido. Indica a lista de pessoas autorizadas a usar a marca, o objetivo de seu registro, termos de uso, disposições sobre responsabilidade por violação da Carta.
Como é o registro de uma marca comercial
Esse processo não é rápido e consiste em várias etapas:
Você está solicitando o registro de uma marca comercial com a Rospatent.
A Rospatent publica no boletim oficial informações sobre o aplicativo arquivado.
O Rospatent verifica se você pagou as taxas do estado (registro do aplicativo e toma uma decisão com base nos resultados dos exames) e realiza um exame formal do aplicativo: os especialistas procuram ver se todos os documentos estão disponíveis e se foram preenchidos corretamente. Um mês é dado para exame formalCódigo Civil, Artigo 1 498. Exame formal de um pedido de marca registrada. Se a agência tiver alguma dúvida, você receberá uma notificação solicitando informações adicionais. Você terá três meses para isso.
O Rospatent realiza um exame detalhado: verifica a marca registrada quanto à similaridade com as existentes e se está em conformidade com os padrões legislativos . Se os funcionários da Rospatent considerarem que é impossível registrar a marca, eles enviarão a você um aviso oficial e se oferecerão para apresentar seus argumentos a esse respeito. A resposta é dada a vocêNGK RF, Artigo 1 499. Exame de uma designação reivindicada como marca comercialseis meses. O Rospatent não considerará seus argumentos por mais de dois meses. Se eles não convencerem os especialistas, eles se recusarão oficialmente a registrar uma marca comercial.
Se o exame substantivo for bem-sucedido, você paga uma taxa estadual pelo registro e emissão de um certificado de marca comercial.
O Rospatent verifica se você pagou a taxa estadual para registrar uma marca comercial e obter um certificado.
Rospatent registra uma marca comercial, publica informações sobre ela e emite um certificado correspondente. Um mês é alocado para registro, a mesma quantia será necessária para emitir um certificado.
A recusa de registrar uma marca comercial pode ser contestada na Câmara de disputas de patentes dentro de quatro meses a partir da data em que a decisão foi enviada a você.
Segundo a advogada Oksana Gruzdeva, eles costumam se recusar por causa de semelhanças com outras designações ou marcas registradas de terceiros e por causa de deturpação em relação ao produto ou seu fabricante.
Quanto tempo leva para registrar uma marca comercial
No total, são alocados 18 meses e duas semanas para o procedimento, no entanto, os prazos podem ser aumentados se forem detectados erros ou violações da lei. O exame da imagem reivindicada é a etapa mais longa, leva de 12 a 15 meses.
Dmitry Zatsarinsky, advogado
No entanto, uma marca comercial pode ser registrada em um ano, mas todos os documentos devem ser perfeitamente executados, os deveres devem ser pagos dentro do prazo e a própria marca deve ser tão única que ninguém duvida de sua dissimilaridade com os sinais existentes.
Quanto custará um registro de marca?
Você terá que pagar várias taxas estaduais :
Para registro da aplicação e tomada de decisão com base nos resultados de um exame formal - 3.500 rublos. Se o aplicativo contiver mais de cinco classes de MKTU, você terá que pagar 1.000 rublos por cada classe adicional.
Para a realização de exames substantivos e decidir sobre seus resultados - 11.500 rublos. O imposto estadual inclui apenas uma classe de MKTU, para cada adicional você precisa pagar 2.500 rublos.
Para registro de uma marca comercial - 16.000 rublos, mais 1.000 rublos para cada uma das classes do ICGS para as quais o registro é solicitado, se houver mais de cinco.
Para emitir um certificado para uma marca comercial - 2.000 rublos.
Os custos mínimos são estimados em 33 mil rublos.
As taxas para registro do pedido e exame são pagas uma vez antes ou depois do depósito do pedido com dois pagamentos diferentes; para registro e emissão de uma marca comercial - se uma resposta positiva for recebida com base nos resultados do exame substantivo.
Anastasia Pustovit, sócio-gerente, escritório de advocacia da ANP e especialista em propriedade intelectual
Além disso, se em algum momento você cometer um erro ou quiser contestar a recusa de registrar uma marca, serão necessárias despesas adicionais.
É possível fazer alterações e alterações na solicitação e nos documentos apresentados, pagando 4.900 rublos e ajustando a marca já registrada - 2.050 rublos. Será possível recorrer da recusa de 13.500 rublos.
Dmitry Zatsarinsky, advogado
O que fazer depois de enviar documentos
Siga a correspondência do Rospatent
Isso ajudará você a responder rapidamente às notificações do departamento e fornecer documentos esclarecedores.
Pagar taxas estaduais no prazo
Se o imposto estadual não tiver sido pago, o processo será suspenso.
O que fazer depois de obter um certificado de marca comercial
Você pode colocar uma marca comercial em produtos, nos nomes de serviços, publicidade, documentação, nome de domínio e assim por diante, transferir para alguém o direito de usar a marca.
O direito exclusivo a uma marca registrada é válido por 10 anos a partir da data de apresentação do pedido de registro estadual e, posteriormente, pode ser estendido mediante solicitação do detentor dos direitos autorais um número ilimitado de vezes.
Gruzdeva Oksana, Advogado do Departamento de Patentes e Advogados “Gardium”
Se você não usar a marca por mais de três anos, as pessoas interessadas na mesma marca poderão contestar seu direito a ela.
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