Com mais de 740 milhões de usuários ativos , o LinkedIn é sem dúvida um dos canais sociais mais populares — e também é a rede social mais confiável usada por profissionais de negócios, ao contratar serviços de qualidade
O que o torna um ótimo lugar para vendas sociais .
Mas sua popularidade também a torna uma plataforma lotada para se destacar – e os representantes de vendas correm o risco de parecer excessivamente promocionais se não redigirem suas mensagens adequadamente.
Para entender os elementos de um início de conversa de vendas social eficaz, conversei com quatro especialistas em vendas. Vamos mergulhar no que eles tinham a dizer agora.
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Como iniciar uma conversa no LinkedIn
Antes de nos aprofundarmos em conselhos mais específicos apoiados por especialistas, vamos analisar algumas práticas recomendadas gerais ao iniciar uma conversa com qualquer pessoa no LinkedIn.
Se você pretende iniciar uma conversa individual, comece conectando-se com a pessoa e incluindo uma breve mensagem explicando por que deseja se conectar.
Ao entrar em contato com alguém:
Não peça um favor
Não envie uma saudação genérica "Oi, tudo bem"
Explique como você os conhece ou por que deseja se conectar
Mostre interesse personalizado em sua atividade no LinkedIn
Por exemplo, em vez de se conectar com alguém e dizer: "Ei, achei que seria bom se conectar", tente dizer algo como: "Ei. Achei sua postagem recente sobre vendas sociais muito interessante. Seria ótimo estar em sua rede para continuar compartilhando conteúdo."
Alternativamente, talvez você envie algo assim: "Ei [Nome]. Parece que nós dois frequentamos a Elon University. Adoraríamos nos conectar, e se houver alguém na minha rede que eu possa apresentá-lo, por favor me avise."
Além disso, se você espera se envolver com um cliente em potencial, provavelmente é melhor postar em seu próprio LinkedIn para atrair espectadores interessados ou comentar a postagem de um cliente em potencial antes de enviar uma mensagem diretamente a ele. Formar uma conexão significativa com o cliente potencial antes de lançá-lo a frio será a estratégia mais eficaz.
Dicas para iniciantes em conversas sobre vendas sociais do especialista
1. Aproveite as postagens de vídeo.
Alex Wedderburn, diretor de contas estratégicas e líder de ensino superior da Hootsuite , me disse que acredita que as postagens em vídeo são incrivelmente eficazes ao iniciar uma conversa no LinkedIn.
Como ele diz: "Uso o LinkedIn para publicar postagens de vídeo para destacar as coisas incríveis que experimentei ao trabalhar na Hootsuite, tanto de uma perspectiva individual quanto de toda a empresa. Sejamos sinceros - o texto é o meio e o formato de tudo . telefones, nossos e-mails e nossas apresentações. Digerimos texto constantemente em vários dispositivos e telas digitais durante todo o dia, então, quando um vídeo aparece, ele se destaca, é diferente, é divertido e autêntico."
Dica para iniciantes de conversas de vendas sociais de Alex W
Wedderburn diz: "O vídeo pode oferecer essa versão genuína, não polida e verdadeira de si mesmo com a qual as pessoas podem se relacionar - e isso geralmente abre conversas no LinkedIn".
Existem algumas práticas recomendadas ao usar o vídeo para vender para clientes em potencial, incluindo:
Ser conciso
Não seja muito roteirizado
Faça sua pesquisa
Como exemplo, dê uma olhada no vídeo recente de Wedderburn no LinkedIn, no qual ele destaca três coisas acontecendo na Hootsuite em um rápido resumo de um minuto:
No entanto, o uso de vídeo pode adicionar um toque pessoal e ajudá-lo a se conectar mais rapidamente com o cliente potencial no LinkedIn. Além disso, ajudará você a se destacar.
Wedderburn acrescenta: "O vídeo oferece uma oportunidade de ser apenas humano - conectar-se com as pessoas de novas maneiras e defender o poder da conexão humana e construir algo real com seu público".
2. Use hashtags.
A cofundadora e CEO da Lately , Kate Bradley Chernis, me disse que seu melhor iniciador de conversa recebeu 278 comentários – e era uma única frase contendo 73 caracteres, mais três hashtags (todas elas inventadas no momento) e 24- segundo vídeo em anexo.
Chernis me disse: "Por que funcionou? Por um lado, curto sempre funciona; os algoritmos de todos estão configurados para aumentar 80 caracteres ou menos. Em segundo lugar, hashtags que contextualizam sua mensagem versus tentam empilhar uma tendência ou funcionam como indexadores (o oposto de o que qualquer profissional de marketing lhe dirá) arrase todas as vezes. Por exemplo, minha hashtag de melhor desempenho é #peeingmypants, que usei quando Gary Vee twittou sobre Lately.ai!"
Segue o post para referência:
“Certamente, este post em particular era do momento – o COVID basicamente tinha acabado de acontecer, o que significava que todos estavam sozinhos; portanto, há simpatia de crowdsourcing no trabalho aqui. totalmente imersos em Venture Startup Land que eles estavam curiosos para fazer perguntas ou pesquisar no Google (por que $ 1 milhão ARR é notável?). "
Chernis acrescenta: "Também comentei os comentários, pedi à minha equipe que comentasse os comentários e, quanto mais o post ganhava, mais continuamos a comentar. Alimente o fogo depois de começar!
Resumindo: vender no LinkedIn não precisa parecer, bem, vender. Pode parecer emoção, alegria, paixão ou humor no que se refere à sua marca – o que atrairá e envolverá os espectadores e, idealmente, resultará em novos leads e clientes em potencial.
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